Pós Graduação
APRESENTAÇÃO
A Psicomotricidade foi regulamentada como profissão no dia 3 de janeiro de 2019, por meio do Projeto Lei 13.794. Essa conquista beneficia além dos profissionais da área à população brasileira que necessita destes serviços.
Essa especialização é voltada para profissionais da área da saúde e educação interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento psicomotor humano. Durante o curso, você aprenderá sobre os fundamentos teóricos e práticos da psicomotricidade, incluindo conceitos de neurociência, psicologia do desenvolvimento, aprendizagem motora, entre outros.
A pós-graduação em Psicomotricidade aborda temas como avaliação do desenvolvimento psicomotor, intervenção terapêutica, técnicas de estimulação motora, psicomotricidade aplicada à educação, inclusão de pessoas com dificuldades motoras, entre outros. Além disso, os alunos fazem aulas prática e estágios para aplicar seus conhecimentos aprendidos em sala de aula
CONCLUINDO O CURSO, VOCÊ ESTARÁ APTO PARA
Ministrar disciplinas específicas da psicomotricidade em cursos de graduação e pós-graduação;
Participar de planejamento, elaboração, programação, implementação, direção, coordenação, análise, organização, avaliação de atividades clínicas e parecer psicomotor em clínicas de reabilitação ou em serviços de assistência escolar;
Prestar treinamento institucional, consultoria e assessoria no campo da psicomotricidade;
Gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos e serviços relacionados à psicomotricidade;
Elaborar parecer e relatório técnico-científico, estudos, trabalhos e pesquisas mercadológicas ou experimentais relativos à psicomotricidade.
AS AULAS
- AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS: 360 horas / aula;
- CONFECÇÃO – PESQUISA E SUPERVISÃO DA MONOGRAFIA: 90 horas / aula;
- ESTÁGIO PRÁTICO COM SUPERVISÃO OBRIGATÓRIA: 150 horas / aula;
- CARGA HORÁRIA TOTAL = 600 HORAS / AULA.
- DURAÇÃO 24 MESES
- AULAS HÍBRIDAS - SÁBADO DAS 08H ÀS 19H.
- UM SÁBADO POR MÊS
PRINCIPAIS DIFERENCIAIS
- Aulas práticas desde o 1º módulo;
- Material didático digital e impresso
- Estágio supervisionado a partir do terceiro módulo;
- Atividades psicomotoras clínicas e educacionais;
- Avaliação e testes psicomotores para verificar o desenvolvimento psicomotor do bebê ao idoso;
- Estudos de casos práticos com elaboração de diversas atividades para cada aspecto psicomotor;
- Artigos científicos nacionais e internacionais;
- Documentação, orientação e supervisão das atividades práticas escolhidas pelos alunos;
- Contribuições multidisciplinares na Psicomotricidade (Pediatria, Neurologia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia, Equoterapia, Terapia Ocupacional, Integração Sensorial etc.)
O PROGRAMA
- Aspectos históricos da Psicomotricidade;
- Aspectos Neurofuncionais da Psicomotricidade (relação entre as atividades que realizamos e o cérebro);
- Blocos Neurofuncionais de Luria;
- Aspectos Psicomotores: Tonicidade / Equilibração / Lateralização / Esquema e Imagem Corporal / Estruturação Espaço-Temporal / Praxias Global e Fina;
- Gênese, Filogênese, Ontogênese e Retrogênese;
- Etapas do Desenvolvimento Neuropsicomotor DNPM (do bebê ao idoso);
- Aprendizagem (definições e correlações psicomotoras);
- Psicomotricidade Clínica e Educacional;
- Aspectos Psicomotores observados em alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
Módulo II – AVALIAÇÕES / TESTES PSICOMOTORES E DOCUMENTAÇÃO PSICOMOTORA.
- Avaliação qualitativa e quantitativa dos Aspectos Psicomotores em todas as faixas etárias, sem e com patologias;
- Interpretação Psicomotora do desenho humano;
- Testes Psicomotores.
- Avaliação Psicomotora / Psicopedagógica – recursos funcionais relacionados ao processo pedagógico.
- Avaliação neuropsicomotora e exames complementares em recém-nascidos, criança, adolescentes, adultos e gerontes.
Módulo III – INTERVENÇÃO PSICOMOTORA E PATOLOGIAS DO DNPM
- INÍCIO ESTÁGIO PRÁTICO COM SUPERVISÃO.
- Intervenções Terapêuticas em Psicomotricidade: métodos, técnicas e exercícios;
- Técnicas e Vivências Psicomotoras;
- Neurologia / Pediatria / Gerontologia;
- Fundamentação Neurológica: Sistema Nervoso Central e Periférico;
- Desenvolvimento Neuropsicomotor do Recém-Nascido ao Idoso e possíveis alterações;
- Experimentando com o corpo a teoria da Psicomotricidade: Relaxação (Vivências) / Conscientização Corporal / Relações inter e intrapessoais;
- Estudos de casos individuais e em grupo;
- Estudos de caso com trocas de abordagens avaliativas e terapêuticas.
Módulo IV –ABORDAGENS PSICOMOTORAS
- Vivências Psicomotoras Relacionadas à:
- Musicoterapia
- Imagem Corporal
- Equoterapia
- Natação
- Grafomotricidade
- Expressão Corporal
- Estimulação em Bebês
- Intervenções Hospitalares
- Atividades Psicomotoras Individuais
- Atividades Psicomotoras para Grupos
- Deficiências (Intelectual, Sensoriais e Física)
- Adaptação de instrumentos psicomotores para alunos em processo de inclusão escolar.
- Estudos de Casos .
MÓDULO PRÁTICO (concomitante ao 3º e 4º módulo)
- Orientação prática da monografia (revisão e qualificação).
- Introdução, observação e atuação no contexto da prática clínica:
- Anamnese e Queixa Psicomotora em recém-nascido, infância, adultos e gerontes.
- Métodos e Técnicas de Avaliação e Intervenção em Psicomotricidade:
- Técnicas de relatórios em Psicomotricidade.
- Supervisão do caso individual em atendimento.
Estágio
- O estágio prático individual supervisionado, será realizado a partir do 3° (terceiro) módulo do curso, nas instalações do Instituto Grupo Eficiente.
- O aluno tomará como modelo experimental para o estágio, o mesmo da monografia, salvo se este já foi ou está sendo experimento de outro aluno. Neste caso, o aluno deverá utilizar para seu experimento prático da monografia, outro indivíduo diferente do seu estágio.
- O estágio será supervisionado individualmente e devidamente acompanhado através de circuito interno de televisão.
- É obrigatória a prática de 150 (cento e cinquenta) horas do estágio, assim como o estudo de caso experimental, ambos supervisionados individualmente.
CORPO DOCENTE
- Prof. Dr. Rubens Wajnsztejn (Neurologista da Infância e Adolescência) – FMABC;
- Prof. Ms. Silvia Baltieri (Psicomotricista) – FMABC;
- Prof. Dr. Miguel Angelo Boarati (Psiquiatra da Infância e Adolescência);
- Profa. Ms. Claudia Peyres Mota (Fonoaudióloga);
- Profa. Ms. Lilian Chateau (Fisioterapeuta, Psicomotricista);
- Profa. Ms. Domitila Miranda (Psicóloga, Neuropsicóloga) – Instituto CBM;
- Prof. Dr. Fernando Nório Arita (Neuropediatra) – Santa Casa SP;
- Profa. Dra. Marlene Busetti (Neuroanatomia) – FMABC;
- Prof. Esp. Amanda Fernaine Drager (Terapeuta Ocupacional);
- Prof. Esp. Marcio Macarini (Professor de Educação Física, Eutonista e Psicomotricista);
- Profa. Esp. Tais Schiavinato Chiarinelli (Fisioterapeuta, Psicomotricista);
- Entre outros Professores Especialistas, Doutores ou Mestres (Convidados).