v Pós Graduação em Psicomotricidade - Instituto Grupo Eficiente
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Pós Graduação

Essa especialização é voltada para profissionais da área da saúde e educação interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento psicomotor humano.
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APRESENTAÇÃO

A Psicomotricidade foi regulamentada como profissão no dia 3 de janeiro de 2019, por meio do Projeto Lei 13.794. Essa conquista beneficia além dos profissionais da área à população brasileira que necessita destes serviços.
 
Essa especialização é voltada para profissionais da área da saúde e educação interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento psicomotor humano. Durante o curso, você aprenderá sobre os fundamentos teóricos e práticos da psicomotricidade, incluindo conceitos de neurociência, psicologia do desenvolvimento, aprendizagem motora, entre outros.
 
A pós-graduação em Psicomotricidade aborda temas como avaliação do desenvolvimento psicomotor, intervenção terapêutica, técnicas de estimulação motora, psicomotricidade aplicada à educação, inclusão de pessoas com dificuldades motoras, entre outros. Além disso, os alunos fazem aulas prática e estágios para aplicar seus conhecimentos aprendidos em sala de aula

CONCLUINDO O CURSO, VOCÊ ESTARÁ APTO PARA

Atuar nas áreas de educação, reeducação e terapia psicomotora em clínicas, hospitais, escolas e empresas;
Ministrar disciplinas específicas da psicomotricidade em cursos de graduação e pós-graduação;
Participar de planejamento, elaboração, programação, implementação, direção, coordenação, análise, organização, avaliação de atividades clínicas e parecer psicomotor em clínicas de reabilitação ou em serviços de assistência escolar;
Prestar treinamento institucional, consultoria e assessoria no campo da psicomotricidade;
Gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos e serviços relacionados à psicomotricidade;
Elaborar parecer e relatório técnico-científico, estudos, trabalhos e pesquisas mercadológicas ou experimentais relativos à psicomotricidade.

AS AULAS

  • AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS: 360 horas / aula;
  • CONFECÇÃO – PESQUISA E SUPERVISÃO DA MONOGRAFIA: 90 horas / aula;
  • ESTÁGIO PRÁTICO COM SUPERVISÃO OBRIGATÓRIA: 150 horas / aula;
  • CARGA HORÁRIA TOTAL = 600 HORAS / AULA. 
  • DURAÇÃO 24 MESES 
  • AULAS HÍBRIDAS - SÁBADO DAS 08H ÀS 19H.
  • UM SÁBADO POR MÊS 

PRINCIPAIS DIFERENCIAIS

  • Aulas práticas desde o 1º módulo;
  • Material didático digital e impresso
  • Estágio supervisionado a partir do terceiro módulo;
  • Atividades psicomotoras clínicas e educacionais;
  • Avaliação e testes psicomotores para verificar o desenvolvimento psicomotor do bebê ao idoso;
  • Estudos de casos práticos com elaboração de diversas atividades para cada aspecto psicomotor;
  • Artigos científicos nacionais e internacionais;
  • Documentação, orientação e supervisão das atividades práticas escolhidas pelos alunos;
  • Contribuições multidisciplinares na Psicomotricidade (Pediatria, Neurologia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia, Equoterapia, Terapia Ocupacional, Integração Sensorial etc.)

O PROGRAMA

Módulo I - FUNDAMENTAÇÃO PSICOMOTORA
  • Aspectos históricos da Psicomotricidade;
  • Aspectos Neurofuncionais da Psicomotricidade (relação entre as atividades que realizamos e o cérebro);
  • Blocos Neurofuncionais de Luria;
  • Aspectos Psicomotores: Tonicidade / Equilibração / Lateralização / Esquema e Imagem Corporal / Estruturação Espaço-Temporal / Praxias Global e Fina;
  • Gênese, Filogênese, Ontogênese e Retrogênese;
  • Etapas do Desenvolvimento Neuropsicomotor DNPM (do bebê ao idoso);
  • Aprendizagem (definições e correlações psicomotoras);
  • Psicomotricidade Clínica e Educacional;
  • Aspectos Psicomotores observados em alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Módulo II – AVALIAÇÕES / TESTES PSICOMOTORES E DOCUMENTAÇÃO PSICOMOTORA.
  • Avaliação qualitativa e quantitativa dos Aspectos Psicomotores em todas as faixas etárias, sem e com patologias;
  • Interpretação Psicomotora do desenho humano;
  • Testes Psicomotores.
  • Avaliação Psicomotora / Psicopedagógica – recursos funcionais relacionados ao processo pedagógico.
  • Avaliação neuropsicomotora e exames complementares em recém-nascidos, criança, adolescentes, adultos e gerontes.

Módulo III – INTERVENÇÃO PSICOMOTORA E PATOLOGIAS DO DNPM 
  • INÍCIO ESTÁGIO PRÁTICO COM SUPERVISÃO.
  • Intervenções Terapêuticas em Psicomotricidade: métodos, técnicas e exercícios;
  • Técnicas e Vivências Psicomotoras;
  • Neurologia / Pediatria / Gerontologia;
  • Fundamentação Neurológica: Sistema Nervoso Central e Periférico;
  • Desenvolvimento Neuropsicomotor do Recém-Nascido ao Idoso e possíveis alterações;
  • Experimentando com o corpo a teoria da Psicomotricidade: Relaxação (Vivências) / Conscientização Corporal / Relações inter e intrapessoais;
  • Estudos de casos individuais e em grupo;
  • Estudos de caso com trocas de abordagens avaliativas e terapêuticas. 

Módulo IV –ABORDAGENS PSICOMOTORAS
  • Vivências Psicomotoras Relacionadas à:
  • Musicoterapia
  • Imagem Corporal
  • Equoterapia
  • Natação
  • Grafomotricidade
  • Expressão Corporal
  • Estimulação em Bebês
  • Intervenções Hospitalares
  • Atividades Psicomotoras Individuais
  • Atividades Psicomotoras para Grupos
  • Deficiências (Intelectual, Sensoriais e Física)
  • Adaptação de instrumentos psicomotores para alunos em processo de inclusão escolar.
  • Estudos de Casos .

MÓDULO PRÁTICO (concomitante ao 3º e 4º módulo)
  • Orientação prática da monografia (revisão e qualificação).
  • Introdução, observação e atuação no contexto da prática clínica:
  • Anamnese e Queixa Psicomotora em recém-nascido, infância, adultos e gerontes.
  • Métodos e Técnicas de Avaliação e Intervenção em Psicomotricidade:
  • Técnicas de relatórios em Psicomotricidade.
  • Supervisão do caso individual em atendimento.  

Estágio
  • O estágio prático individual supervisionado, será realizado a partir do 3° (terceiro) módulo do curso, nas instalações do Instituto Grupo Eficiente.
  • O aluno tomará como modelo experimental para o estágio, o mesmo da monografia, salvo se este já foi ou está sendo experimento de outro aluno. Neste caso, o aluno deverá utilizar para seu experimento prático da monografia, outro indivíduo diferente do seu estágio.
  • O estágio será supervisionado individualmente e devidamente acompanhado através de circuito interno de televisão.
  • É obrigatória a prática de 150 (cento e cinquenta) horas do estágio, assim como o estudo de caso experimental, ambos supervisionados individualmente.

CORPO DOCENTE

  • Prof. Dr. Rubens Wajnsztejn (Neurologista da Infância e Adolescência) – FMABC;
  • Prof. Ms. Silvia Baltieri (Psicomotricista) – FMABC;
  • Prof. Dr. Miguel Angelo Boarati (Psiquiatra da Infância e Adolescência);
  • Profa. Ms. Claudia Peyres Mota (Fonoaudióloga);
  • Profa. Ms. Lilian Chateau (Fisioterapeuta, Psicomotricista);
  • Profa. Ms. Domitila Miranda (Psicóloga, Neuropsicóloga) – Instituto CBM;
  • Prof. Dr. Fernando Nório Arita (Neuropediatra) – Santa Casa SP;
  • Profa. Dra. Marlene Busetti (Neuroanatomia) – FMABC;
  • Prof. Esp. Amanda Fernaine Drager (Terapeuta Ocupacional);
  • Prof. Esp. Marcio Macarini (Professor de Educação Física, Eutonista e Psicomotricista);
  • Profa. Esp. Tais Schiavinato Chiarinelli (Fisioterapeuta, Psicomotricista);
  • Entre outros Professores Especialistas, Doutores ou Mestres (Convidados).

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